Rosário Oeste
Rosário Oeste é um município brasileiro localizado a 100 km da capital Cuiabá, Região Centro-Oeste do país. A cidade possui em sua rica extensão territorial, várias cachoeiras, grutas, cavernas e rios cristalinos.
LAZER, CULTURA E TURISMO

O rio Cuiabá é um dos principais atrativos de lazer do município. Nos finais de semana as famílias se reunem nos sítios e chácaras para realizar suas confraternizações. O Rio Cuiabá nasce dentro da área territorial do município, mas precisamente na região do Distrito do Marzagão, há 120km da sede da cidade.

A Praia das Embaúbas, realizado tradicionalmente no mês de Setembro é uma referência no lazer em todo o estado de Mato Grosso e neste ano de 2019, completou 34º edição. Localizado á 15 km da cidade, as margens da Rodovia BR-163/364.

Na Cultura local representada através das festas tradicionais religiosas, se preserva a manifestação de alguns personagens como: cururueiros, dançadores de siriri, são gonçalo, artesãos, músicos, foliões, capelões, dançarinos do rasqueado cuiabano. É pratica cotidiana na cidade a utilização de instrumentos como a viola de cocho, mocho  e o ganzá.

Visite, também, a Fundação de Cultura e Turismo (FUNCULTUR), aonde se encontra um acervo histórico, cultural e turístico em várias salas que compõe o museu municipal, recebendo alunos, moradores e turistas de diversas cidades do Brasil.

O Turismo se destaca pelos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Um dos principais cartões postais de Mato Grosso é a Cachoeira da Serra Azul (Sesc)  e o Rio Triste (Fazenda Água Branca). Esses atrativos se concentra na região do Distrito do Marzagão (há 25km da Vila Bom Jardim, Nobres MT).

A vida noturna acontece, principalmente, na avenida Cel. Arthur Borges e na Praça Manoel Loureiro.

O divertimento é garantido na cidade mais festeira do Brasil. 

Rosário Oeste - Mato Grosso - Brasil

O Município de Rosário Oeste esta localizado a 100 km distante da capital Cuiabá, trecho de duas importantes rodovias estadual e federal, sendo a BR-163/364  e a MT 010 (estrada da Guia). Dentre as suas atratividades, a cidade possui em sua rica extensão territorial, várias cachoeiras, grutas e cavernas que estão espalhadas pelos distritos. Estes cortam as serras escondidas em meio as matas, que são visitadas com a ajuda de guias de turismo e condutores locais da região.

HISTÓRICO

A história de fundação de Rosário Oeste, assim como a maioria das cidades da baixada cuiabana, esta ligada a descoberta do ouro. Rosário nasceu do bairro Monjolo. De acordo com informações históricas por volta de 1.751 chegaram a região os primeiros moradores. Encontraram alí povos da nação bakairi. Com a chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário, o povoado foi se formando. As pessoas que alí moravam faziam roças e vendiam mantimentos como arroz, feijão, milho e gado para as minas de Cuiabá. Pontos de passagem da comissão Rondon, por volta de 1.907

TURISMO

O municipio se destaca pelos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A área do Sesc Serra Azul é um parque ambiental paradisíaco, com cavernas, grutas, cachoeiras e uma biodiversidade incomparável. É lá que esta localizada a Cachoeira da Serra Azul, um dos principais cartões postais de Mato Grosso, além de outras atividades como a flutuação, tirolesa, arvorismo, arco e fecha, trilhas ecológicas, cicloturismo e o Restaurante Buritizal.

Outro destque de flutuação, é na Fazenda Água Branca que oferece diversas atividades como Flutuação no Rio Triste, Aquário do Rio Triste e o passeio de Boia Cross. 

Todas essas atividades de Ecoturismo se concentra na Região do Distrito do Marzagão (há 25km da Vila Bom Jardim, Nobres MT)

GASTRONOMIA REGIONAL

A culinária Rosariense apresenta prtos típicos saborosos da cultura matogrossense, sendo eles: maria isabel, peixe frito, assado e ensopado, mojica de pintado, farofa de banana, ensopadão, feijão empamonado, bolo de arroz, bolo de queijo, francisquito e rapadura. E nas bebidas destaca-se o guarana ralado, licores de leite, de figo, de pequi e raizadas etc.

CULTURA

A cultura do povo Rosariense é um atrativo do município. Nela se congregam cururueiros, dançadores de siriri e São Gonçalo, Artesãos, Artistas em geral, músicos, foliões, capelões, dançarinos do rasqueado cuiabano. A preservação dos instrumentos símbolos como a viola de cocho e o ganzá é pratica cotidiana na cidade. O município possui festas religiosas Centenárias, sempre relacionadas a fé nos milagres divinos e ao pagamento das mais diversas promessas, que formam o caráter e a história de várias famílias, que vão passando estes ensinamentos de geração para geração.

Administração de Rosário Oeste

158 ANOS DE MUITAS LUTAS

Rosário Oeste é uma cidade com 158 anos de história, um município com grandes constrastes econômicos e sociais, de uma gente honesta e batalhadora. Celebrar mais um aniversário como gestor é desafiador para a nossa administração que se pauta pela ética, efetiva aplicação dos recursos públicos e prioriza os setores essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

Nosso município é terra de onde emana leite e mel, isto é visto na agricultura familiar. Porém para robustecer nossa economia, a maior parte de nossa receita vem dos impostos e convênios, o que muitas vezes ocasiona desequilíbrio.

Precisamos de parceria público-privada, para continuar dando condições de trafegabilidade para grandes e pequenos produtores.

O empresariado deve caminhar de mãos dadas com a administração, pois o custo aos cofres públicos para manter estradas e pontes em bom estado servindo de corredor para o escoamento da produção é alto, precisamos mudar esta realidade, formatando parcerias. Mesmo com grandes barreiras encontradas, nossa equipe trabalha arduamente para encontrar soluções para os problemas diários que se apresentam.

Nossos deputados, senadores e os vereadores realmente comprometidos com o desenvolvimento da cidade, foram ao longo dos ultimos anos, peças fundamentais para ganratir recursos que foram investidos na saúde, com a compra de novos equipamentos, modernização do laboratório municipal, aquisição de ambulâncias, implantação da UTI móvel.

Nosso maior legado é sem dúvida priorizar o ser humando, investindo na capacitação de produtores rurais, educadores, merendeiras e da comunidade que por meio de parcerias com entidades oferecem cursos de qualificação e preparam nossos jovens para o mercado de trabalho.

Fazenda Água Branca - Rio Triste, Rosário Oeste
A Flutuação ocorre em um trecho de 1 km no Rio Triste, no município de Rosário Oeste. No trajeto, observam-se arraias – o guia orienta para não pisar ou tocar nelas. É, também, o passeio mais indicado para ver dourados: há até uma...
Tangará da Serra
Parque Sesc Serra Azul, Rosário Oeste
O Parque Sesc Serra Azul é Simplesmente Lindo! A cachoeira está dentro do Parque. Para chegar à queda, é preciso encarar uma trilha de 800 metros, além de uma escadaria com 470 degraus de subida e descida. O esforço compensa: da escada, avista-se a queda de...
Cuiabá
Pontos Turísticos de Rosário Oeste
Acorizal
Visita Técnica nos Atrativos de Rosário Oeste MT
Primeira visita técnica nos atrativos de Rosário Oeste. Data: 17/04/2017 Locais: Cachoeira da Serra Azul e Rio Triste Público: Euipe da Prefeitura de Rosário Oeste MT
Nortelândia
Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2020
Oficina de atualização em Mato Grosso. Mapa do Turismo Brasileiro. 2019/2020 Data: 30/05/2019 Público: Interlocutores Municipais e Regionais do PRT, Secretários Municipais de Turismo e Representante do Trade Turísticos (COMTUR) Local: Paiaguás Pa...
Acorizal
Reunião com Representantes e Empresários dos Municípios da Região "Circuito das Águas" em Rosário Oeste MT.
Reunião com Representantes e Empresários dos Municípios da Região "Circuito das Águas" em Rosário Oeste MT. Publicado por: Assessoria de Comunicação. Terça-feira, 06 Novembro de 2018. Na tarde do último dia 06/11...
I Encontro Regional de Turismo em Rosário Oeste MT
Realizado no município de Rosário Oeste MT, dias 07 e 08 de Maio de 2018 o I Encontro Regional de Turismo "Circuito das Águas". Realização: ATURCIRA-IGR
Nova Brasilândia
Secretários de turismo se unem para regionalizar Circuito das Águas, em Rosário Oeste MT
Secretários de turismo de Rosário Oeste e região se unem para regionalizar Circuito das Águas Publicado por: Assessoria de Comunicação. Sexta-feira, 09 Março de 2018. O objetivo é realizar um encontro para discutir ações co...