Nobres
Nobres é um verdadeiro santuário ecológico, localizado à 120km da Capital Cuiabá, sentido norte do estado. Se nas suas férias você quer conhecer um lugar calmo e com excelentes atrativos naturais, visite Nobres, no Mato Grosso. 
Um lugar para se desconectar do mundo e se conectar com você!

Rios cristalinos cheios de peixes, grutas e cachoeiras: a combinação, que fez a fama de Bonito (MS), também surge em Nobres, ótimo destino para mergulho e flutuação – com preços mais em conta.

Na região da Vila de Bom Jardim, a 65 km do Centro, fica a maior parte dos atrativos e as principais pousadas.

QUANDO IR

Em Nobres, há duas estações bem definidas. A chuvosa vai de dezembro a março. Se há o risco de fortes precipitações, também é fato que a vegetação estará mais verde e as cachoeiras, com volume abundante. No restante do ano, o tempo mais seco ajuda nos deslocamentos.

COMO CHEGAR

Para ir de Cuiabá a Nobres, siga pela MT-010 até Rosário do Oeste, seguindo então pela BR-364 em uma viagem de 124 km. As principais atrações de Nobres estão em Bom Jardim, a 65 km do Centro, pela MT-241. Porém, quem vai de Cuiabá especificamente para Vila de Bom Jardim, não precisa ir a Nobres: basta seguir pelas tranquilíssimas MTs 355, 244 e 241 em m percurso de 143 km com quase nenhum veículo pelo caminho. As companhias Consórcio Metropolitano de Transportes e Viação TUT Transportes operam a linha entre Cuiabá e Nobres em cinco horários diários, exceto aos sábados quando há apenas dois horários noturnos (3h15 de viagem).

COMO CIRCULAR

A maioria das atrações da cidade fica no distrito da Vila de Bom Jardim, a 65 km do Centro, por estrada asfaltada. Como os ingressos devem ser comprados na própria agência (localizadas em Nobres ou Bom Jardim), os visitantes seguem com um carro próprio ou combinam traslados pagos à parte.

O QUE FAZER

Assim como Bonito, o menu de atrações incluem flutuações, cachoeiras e balneários, além da necessidade de comprar ingresso nas agências de turismo da cidade: Eloáh Turismo e Anaconda Turismo. Você vai à agência com seu próprio carro e parte dali com o guia. Quase todas as atrações ficam na Vila de Bom Jardim.

Rio Salobra é cenário de duas flutuações: o Aquário Encantado e o Reino Encantado Lagoa Azul, ode os visitantes cruzam com várias espécies de peixinhos. A outra flutuação da região e feita no Rio Triste, no município vizinho de Rosário Oeste. Bem próximo a Vila de Bom Jardim, o Balneário Estivado tem uma prainha boa para banho. Quem gosta de um pouco mais de adrenalina, pode fazer o boia-cross no Duto do Quedó, descendo 1800 , de correnteza em que um trecho passa por uma caverna. No fim de tarde, os turistas seguem para a Lagoa das Araras para curtir o pôr do sol. Chegar na Cachoeira Serra Dourada exige passar por íngremes escadarias, mas o prêmio é uma queda de 50 m que deságua em uma lagoa de coloração azul, onde pode ser feita uma flutuação.

Lagoas de águas cristalinas onde é possível flutuar perto dos peixes, Cachoeiras rodeadas pelo verde, perfeitas para deixar as preocupações para trás. Grutas emolduradas por formas tão perfeitas que parecem ter sido esculpidas à mão. Tudo isso espera por você a poucos quilômetrps da Capital de Mato Grosso, em um destino muito especial: a região de Nobres.

Em poucos lugares do mundo você vai encontrar lagoas de água-doce tão azuis e viver experiências tão diferentes, em meio a uma natureza exuberante e bem preservada.

Visitar NOBRES é unir conforto e tranquilidade em um verdadeiro "detox" natural, onde a idéia é que você não sinta falta do celular e possa se desconectar de tudo - para se conectar com você.

Conheça e descubra seus Encantos. Nobres é Naturalmente Lindo!

Nobres - Mato Grosso - Brasil

O município de Nobres possui caracteristicas e particularidades das mais dferentes espécies da nossa fauna e flora, com destaque para sua diversidade de aves.

Esse verdadeiro santuário ecológico está a 120 km da capital Cuiabá, sentido norte do estado, com altitude de 199 metros e clima tropical de savana. Tudo isso se encontra ás margens da BR163/36, em área de transição dos biomas Cerrado e Amazônia.

Sua hidrografia privilegiada conta com rios, cachoeiras e mananciais que são um convite ás atividades como o boiacross, flutuação, banho de cachoeiras, entre outras.

Nobres é um dos muncípios do estado de Mato Grosso que possui o sistema de voucher único implantado para o acesso dos turistas aos atrativos locais.

Todo esse potencial turístico vem recebendo atenção e melhorias em sua estrutura, visando à preservação do meio ambiente e mais conforto para turistas e população local, dedicada à agricultura familiar e integrada à cadeia produtiva.

Por tudo isso, Nobres desponta como destino imperdível para quem curte o ecoturismo e o turismo de aventura, tendo como principal atração a natureza.

Venha conhecer Nobres e se encantar com suas riquezas e belezas naturais.

HISTÓRIA

A cidade de Nobres, foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1.747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

Nobres é uma região riquissíma em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antigüidade da vida humana na região. De beleza incomparável é a Lagoa Azul, localizada á 52 km da sede municipal.

No ponto onde situa-se a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, talvez numa referência aos moldes de divisão de lotes no período provincial - sesmarias. Posteriormente o lugar passou a ser conhecido por Bananal.

O povoado de Nobres recebeu a primeira usina hidrelétrica construída no Estado de Mato Grosso, atualmente desativada, suas ruínas são relíquias do passado recente que fizeram história. 

CLIMA

O clima em Nobres é equatorial quente e úmido. Período de seca de 5 meses, de maio a setembro. Precipitação média anual de 2.000 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 38º C, e menor mínima 0º C.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DE NOBRES

O município de Nobres experimenta crescente desenvolvimento no setor primário, graças á participação do município na cadeia produtiva do agronegócio ao longo das margens da MT-240 e ainda a participação da piscicultura com a produção e distribuição de alevinos e de peixes para consumo interno e comercialização no mercado externo (intermunicipal). Na agricultura familiar, o município produz uma gama de produtos que incluem banana, abacaxi, manga, coco, maracujá, laranja melancia e outros.

A criação de ovinos, bovinos e caprinos também integra a economia do município.

No setor secundário, as empresas estabelecidas em Nobres industrializam e exportam em larga escala a produção mineral que alimenta o agronegócio através do calcário em suas diferentes variações, desde o dolomítico, agrícola e da indústria cimenteira, de cal, gesso e brita.

Além destes, está em expansão à atividade metalúrgica, de madeira, mobiliários, químicas, de perfumarias e comercial, gerando emprego e renda ao município.

Já no setor terciário, os estabelecimentos comerciais, apesar da crise econômica subsistem, no ramo de gêneros alimentícios, ferragens, materiais de construção, elétrico, de comunicação, eletro eletrônico, de informática, entre outros.

Na prestação de serviços, vale destacar o avanço de restaurantes, lanchonetes, padarias, pousadas, escritórios contábeis, imobiliárias, construtoras, transportadoras coletivas e de cargas; agências de viagem para o turismo; oficinas mecânicas e autoelétricas; clínicas odontológicas; clínicas médicas; hospital privado; escritórios de advocacia; postos de gasolina; escolas privadas; rede bancária; de informática e atividades comerciais diversas.

Mas o município de Nobres está se fortalecendo como uma potência na atividade turística através das visitações turísticas aos mais belos ambientes naturais de Mato Grosso, no âmbito do PA Coqueiral/Quebó.

Mas esse processo de desenvolvimento das atividades turísticas estão acontecendo graças a posições assumidas pelos representantes do “trade turístico” em termos de organização, com a criação de conselhos correlatos, de entrelaçamento entre turismo, cultura, folclore e produção artesanal e mesmo as ações de governo nas mais diversas esferas, voltadas para a melhoria da infraestrutura viária.

No município de Nobres estão localizados atrativos que vão de cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos, portos pesqueiros, locais de mergulho, passeios, trilhas em serra e locais para banhos.

Assim é Nobres, assim está o município de Nobres, com uma área de cerca de 37.000 hectares, pertencente às comunidades indígenas da etnia bakairi nas aldeias de Santana e Nova Canaã.

TURISMO

AQUÁRIO ENCANTADO E RIO SALOBRA –  Uma Flutuação localizado á 10 km da Vila Bom Jardim. O nome já diz tudo! Um dos mais belos e paradíacos cenários naturais da região. O Aquário Encantado é uma das nascentes do rio Salobra. Essa cavidade natural de  aproximadamente 6m de profundidade propicia o mergulho em águas de um azul tão perfeito que você vai se emocionar. A flutuação segue por 1000m das águas cristalinas do rio Salobra e, ao fim do passeio, você ainda pode  aproveitar a culinária típica da  região.

VALE DAS ÁGUAS –  O Vale das Águas é uma das opções de flutuação, localizado na região da Vila Roda D' água. Distante 16 km da Vila de Bom Jardim, o acesso é, por estrada asfaltada e de chão.Chegando no receptivo, guardamos as coisas e nos equipamos com colete, snorkel e sandálias de flutuação (estilo crocs), levando apenas o que pode molhar. A flutuação mesmo dura em média 50min, mas o passeio todo dura cerca 1h30min (há um período de adaptação antes de iniciar a descida no rio salobra). Foi lá que conseguimos ver a maior quantidade de peixes (principalmente dourados e piraputangas enormes), que nos seguiam durante toda a flutuação. Experiência incrível. O dono do atrativo é outro ponto positivo a se destacar. Muito simpático e atencioso, nos deixou bastante a vontade em relação ao tempo do passeio. O lugar também possui wifi de boa qualidade (na Vila não há sinal de celular, então toda wi-fi é sempre bem vinda).

REINO ENCANTADO –  A Flutuação na Nascente do Reino Encantado em Bom Jardim/Nobres é uma experiência única. O local é de fácil acesso, distante cerca de 12km da Vila. O Reino Encantado, que também é Pousada, dispõe de uma ótima estrutura física, com uma linda área de lazer. O atendimento e o guia também foram outros pontos positivos. O local dispoem de uma ótima estrutura, podendo aproveitar o espaço para tirar várias fotos. Coletes e botas de flutuação de ótima qualidade. Os melhores da região. A trilha de acesso ao rio é bem curta, cerca de 300m. No caminho, pudemos ver a nascente principal do Rio Salobra (o banho no local não é permitido). Após a contemplação, continuamos a trilha até o espaço onde é feito o treinamento para a flutuação. Foi lá onde conseguimos ver o maior número de ressurgências. Além de vários peixinhos. Uma visão fascinante. Depois de 30min de flutuação na ressurgência, seguimos o percurso de quase mil metros de flutuação pelo rio salobra.O passeio todo durou em torno de 2h e valeu muito a pena. Obs: nas flutuações não é permitido por o pé no chão, nem usar protetor solar e/ou repelente.

Palestra: Modelagem de Gestão para superação dos desafios do Turismo, Nobres MT
Realizado uma reunião de trabalho no município de Nobres - Bom Jardim. Dia: 23 de Maio de 2019 (Terça-feira) Cidade: Nobres- MT Realização: ATURCIRA-IGR Nos dias 23 e 24 de Maio de 2019 aconteceu mais uma reunião da IGR Circuito das Á...
Rosário Oeste