Festa da Rua da Barra
Data do Evento: 11/04/2020
Festa da Rua da Barra - Festeiros 2020

Festa da Rua da Barra - São Benedito

O evento acontecerá nos dias 04, 11, 12 e 13 de Abril de 2020. 

No sábado de Aleluia, da-se início a festa com procissão, resa-ladainha, com distribuição de comida gratuita aos participantes, no almoço e jantar.

Histórico da Festa tradicional Festa de São Benedito – Rua da Barra

A devoção na realização da festa ao Glorioso São Benedito, iniciou-se há 102 (cento e dois) anos atrás, através de uma promessa feita por Maria Joaquina de Oliveira e Manoel Cripriano de Oliveira pais de Benedito Angelo de Oliveira.

O motivo se deu pela invasão dos índios Parecis em Rosário Oeste, MT; temerosos que os selvagens dirigissem a localidade onde habitavam “Sítio de Pae Caetano”, por ser região de Seis Marias, propício à invasores, por haver ali na época pescados e alimentos em abundância. Assim recorreram ao Santo para que ele disse a devida proteção e amparo a família. O milagre aconteceu, pois os índios desviaram o percurso,  agradecidos reuniram a comunidade e rezaram ao Santo e após a reza serviram chá com bolo, isto aconteceu no sábado de Aleluia e eles disseram que esta reza deveria dar sequência de toda geração da família. Com o falecimento de Maria Joaquina e Manoel Cipriano de Oliveira, seu filho aos 15 anos, Benedito Ângelo de Oliveira, deu sequências aos festejos. Anos depois casou-se com Benedita Pedrosa de Oliveira e tiveram seus filhos Abgair Antônia de Oliveira, Francisco Romano de Oliveira e Benedito Luiz de Oliveira.

Com o falecimento dos pais, Abgair Ântonia de Oliveira deram sequência aos festejos ao Santo São Benedito.A festa tem duração de três dias, com início no sábado e término na segunda-feira com a tradicional feijoada. No Sábado de Aleluia dá-se início a festa com procissão, reza-ladainha, baile com distribuição de comida gratuitamente para toda população no almoço e jantar, com destaque as comidas típicas do local: costela com mandioca (ensopadão), bolinha de carne, macarronada, galinha e carne de porco fritas, arroz, feijão e salada.

Na descida do mastro cururu , siriri e dança do São Gonçalo. Com o falecimento de Abgair de Oliveira a partir de 1985, a festa passou a ser realizada na cidade de Rosário Oeste-MT; pela senhora Benedita Pedrosa de Oliveira (Dona Dudu) como era conhecida, que residia na Rua “Cel. Botelho” popular Rua da Barra, vindo esta falecer a festa vem sendo realizada pelos filhos e netos de Benedito Angelo de Oliveira e pelos filhos e pelos filhos de Dona Dudu, Dona Maria Cristina de Oliveira e Aristides Pedro de Oliveira, Para a família Oliveira hoje, é um resgate da memória histórica e cultural desta família.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 04.04 (Sábado) é realizado o levantamento do mastro acompanhado de Cururu, ladainha, siriri e dança de São Gonçalo. Servido o jantar.

No dia 11.04 (Sábado) as 05h da manhã é realizado a procissão, saindo da igreja matriz, logo após o tchá cô bolo, almoco por volta das 12h e finalizando com o jantar as 19h. Ladainha cantada e em seguida a abertura do baile, até as 04h da manhã.

No dia 12.04 (Domingo) as 06h da manhã é realizado o tchá cô bolo, almoco por volta das 12h e  a partir das 14h o matinê dançante. Descida do mastro por volta das 18h, e jantar as 19h. O baile continua até as 23h.

No dia 13.04 (Segunda-feira) as 07h da manhã é realizado o tchá cô bolo, tradicional feijoada de confraternização de todos os envolvidos na festa  por volta das 12h.

Neste ano de 2019, a festa tradicional de São Benedito, realizada na Rua da Barra, completou 102 anos de devoção ao santo negro milagroso.

Festeiro 2020: Família Oliveira 

Responsável pelo evento
Festa da Rua da Barra - Festeiros 2020