Festa da Igrejinha
Data do Evento: 25/07/2020
Festa da Igrejinha - Festeiros 2020

Festa da Igrejinha - Nossa Senhora da Guia

O evento acontece nos dias 25,26 e 27 de Julho de 2020.

Histórico da Festa de Nossa Senhora da Guia - Igrejinha

No final do século XIX, por volta de 1861, quando da emancipação do município de Rosário Oeste, a comunidade do Sítio Sales já existia,onde seu precursor era então o Sr Francisco, popularmente conhecido como Chico Sales, Ele juntamente com sua esposa começaram a povoar a localidade e levar a fé àquele povo tão sofrido e desacreditado.

Para que houvesse os ritos religiosos na comunidade foi construído um casebre de palha pelos moradores para que naquele lugar fosse feito os encontros religiosos aos domingos.                    

 Um triste fato culminou no surgimento da veneração de Nossa Senhora da Guia. A comunidade estava convivendo com alto índice de mortalidade infantil e não sabiam os motivos que levaram a essa situação. Então foi ai que alguém da comunidade intercedeu a nossa Senhora da Guia pedindo para que aquele mal que afligia as famílias chegassem, ao fim. Até então a referida comunidade não tinha uma padroeira definida, sendo este fato que deu inicio a  veneração e fé a Nossa Senhora da Guia.

Inexplicavelmente, a partir daí, a mortalidade infantil foi desaparecendo de tal forma que atribuíram o milagre a Nossa Senhora da Guia.

Assim, a primeira imagem da Santa com aproximadamente 20cm de altura, que permanece até hoje na igreja, foi trazida do exterior, não se sabe ao certo de qual país,onde a partir de então, a Santa foi nomeada padroeira da comunidade, dando início a tradicional romaria de devotos da Santa. Com isso, percebeu então a necessidade de uma capela em homenagem á Santa, então começou a construção da Capela de Nossa Senhora da Guia denominada de Igrejinha.

A partir destes fatos deu-se início a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Guia, que acontece todos os anos sempre no último final de semana do mês de julho até os dias de hoje.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 25.07 (Sábado) é realizado o levantamento do mastro acompanhado de Cururu, ladainha, siriri e dança de São Gonçalo. Servido o jantar, logo após abertura do Baile.

No dia 26.07 (Domingo) as 06h da manhã é realizado o tchá cô bolo, almoco por volta das 12h e  a partir das 14h o matinê dançante e jantar as 19h. O baile continua até as 23h.

No dia 27.07 (Segunda-feira) as 07h da manhã é realizado o tchá cô bolo, tradicional feijoada de confraternização de todos os envolvidos na festa  por volta das 12h.

Neste ano de 2019, a festa tradicional da Igrejinha, realizada na Comunidade Sales, completou 158 anos de fé e tradição.

Festeiro 2020: Francisco (Chiquinho) 

Responsável pelo evento
Festa da Igrejinha - Festeiros 2020
Site do evento